A CASTA AZUL - ESCRIBAS
As altas castas de Gor são à base do sistema de castas entre as cidades do Mundo Goreano. Elas são classificadas em ordem de importância, sendo o primeiro; a Casta Branca dos Iniciados, seguida pela Casta Azul dos Escribas, terceira a Casta Amarela dos Construtores, quarta a Casta Verde dos Physicians (médicos em Gor), e a quinta e ultima a Casta vermelha dos Guerreiros.
A Câmara do Conselho é o local, em que os representantes eleitos pelas altas casta de uma cidade podem realizar suas reuniões e decidir os assuntos da cidade. Cada cidade tem sua câmara do conselho e suas leis sendo elas civis ou mercantis.
“O teto estava iluminado como se pelas estrelas, e as paredes eram de cinco cores, aplicado lateralmente, começando a partir do fundo -as cores casta branca, azul, amarelo, verde e vermelho. Bancos de pedra, em que os membros do Conselho se sentaram, levantou-se em cinco níveis monumentais sobre as paredes, uma camada para cada um dos altos Castas. Estes níveis compartilhado a cor de que parte da parede atrás deles, as cores de casta.A camada mais próxima do chão, o que denota algum estatuto preferencial, a camada de branco, foi ocupada por Iniciados, Intérpretes da Vontade do Priest-Kings. Em ordem, as camadas ascendentes, azul, amarelo, verde e vermelho, foram ocupados por representantes dos escribas, os construtores, médicos e guerreiros”. (Tarnsman de Gor, p. 61).
VISÃO GERAL DA CASTA AZUL:
A Casta Azul é denotada por suas vestes azuis, são os eruditos e estudiosos de Gor. Escribas executam muitas tarefas, mas muitas vezes são especialistas. Famosos pelo seu intelecto, eles são os contadores, contabilistas, historiadores, juristas, compiladores de dados, matemáticos e geógrafos de Gor.
O objetivo da Casta Azul é registrar com precisão a história de Gor, e educar a população quanto às leis e protocolos das pessoas, são exploradores, procurando sempre aprofundar seus conhecimentos. Sendo aqueles que escrevem histórias para despertar a imaginação, e também para gravar feitos heróicos. Eles são aqueles que mantêm registro das transações, e mantém os livros de grandes cidades de Gor.É a segunda das altas castas tendo por objetivo principal estudar a sociedade Goreana e por assim dizer, ter e ciência histórica de tudo que acontece em Gor, sob sua tutela, ficam quase todas as contabilidades, manutenção de registros.
Sendo em sua maioria pessoas serias e compenetradas em seus estudos com muita atenção voltada aos detalhes e uma paixão pelo conhecimento.
Veja um exemplo de escrita Goreana:
“Na mitologia Goreana, diz-se que houve uma vez uma guerra entre homens e mulheres, e que as mulheres perderam, e que o Reis Sacerdotes, não querendo que as mulheres fossem mortas, as fez bonitas, mas como o preço desse dom decretaram que elas, e suas filhas, para o fim dos tempos, seriam submissas dos homens”. (Dançarinos de Gor, página 352)
A Casta Azul compreende desde escribas a aos Altos Magistrados e lidar com muitas questões judiciais. É de responsabilidade dele sem cidades, onde não haja ubarates a aplicação das leis, sendo aqueles que julgam as ações e grau de infração de uma lei foi quebrada. Uma vez que um grande negócio jurídico é conduzido através da casta Azul, eles geralmente consideram prudente manter uma reputação impecável, embora existam alguns que possam fugir a estas regras. Além disso, uma vez que os indivíduos que compreendem a casta azul atem em mente a possibilidade de que um dia venham a se sentar no conselho de administração de uma cidade, apenas mais um incentivo para manter uma reputação de honestidade.
Há alguns que são exploradores que viagem através da paisagem de Gor fazendo mapas de áreas pouco conhecidas. Muitos militares das cidades-estados empregam Escribas Geógrafos para criar mapas de terreno para ajudar na elaboração da estratégia. Alguns dos outros deveres militares dos escribas são na área de logística, referências históricas, sistema de abastecimentos militares, fazer pagamento de soldos e ate mesmo o registrar uma lista organizada de alistamento, e outras funções de suporte. Embora mesmo não sendo guerreiros os homens que compreendem a casta azul vão lutar para defender suas Home Stone, família , suas mulheres e sua honra. Para este fim, muitos vão procurar algum treinamento em armas com guerreiros, mesmo sendo contrários a isso.
REQUISITOS DA CASTA ESCRIBA:
A Casta Azul é altamente respeitada e considerada, por sua busca de conhecimento. A formação de um escriba ate um alto Magistrado e mentalmente rigorosa, envolvendo muita aprendizagem, estudo e raciocínio. Requisitos para se jogar in world no Second Life incluem para aqueles que desejam adentrar para Casta Azul para os da casta dos escribas incluem: vontade de aprender e ter a ciência de que deve ler os livros de John Norman.
Tendo assim noção e aptidão para pesquisar e estudar vários assuntos que fazem parte do mundo Goreano em base dos livros. Como o conhecimento do sistema de castas, a Home Stone, vários aspectos da sociedade Goreana. Homens livres, mulheres livres, escravos,panteras e foragidos, geografia, sistema monetário, tempo e calendário. A compreensão de quem adentra a natureza da Casta Azul é de que estes, procuram formas de difundir a não violência e formas difusas em como argumentar pacificamente, tendo o costume de não pegar uma espada preferindo normalmente para lutas suas batalhas com a pena.
Cada membro da Casta Azul tem um selo exclusivo com o qual ele carimba seus trabalhos.