Lara

Lara

terça-feira, 30 de junho de 2015

Casta Branca




Antes de nos referirmos aos Priest Kings, é importante entender que, como explicado em Tarnsman of Gor, o sistema de castas da contra-terra é um dos três pilares da cultura Goreana (os outros são a homestone e a instituição da escravidão). A casta considerada pelos Goreanos como sendo a mais alta e de maior prestígio é a casta dos Iniciates, que são os “sacerdotes” de Gor. Esses homens são respeitados pela grande maioria dos Goreanos porque supostamente tem, em alguns momentos, autorização para falar pelos Priest Kings. São chamados em alguns momentos de “os interpretes da Vontade dos Priest Kings”. Os Iniciates mantém grande discrição em relação às suas atividades:

“Questões religiosas nesse mundo tendem a ser cuidadosamente guardadas pela Casta dos Iniciates, que permitem aos membros de outras castas pouca participação em seus sacrifícios e cerimônias.” (Tarnsman of Gor)

Existem algumas orações feitas aos Priest Kings, que são as vezes memorizadas por Goreanos, o que não é muito comum porque essas rezas estão escritas em old gorean, um idioma cultivado pelos Iniciates mas que não é falado em geral no planeta. Parece haver certa resistência dos Scribes em relação à casta dos Iniciates.

Mesmo os Iniciates sendo respeitados como são, representando a Casta mais alta em Gor e obtendo lugar de destaque no Conselho, os Priest Kings, embora sejam um mito muito difundido e temido em Gor, os Goreanos não tem informações precisas sobre sua existência.

A Lenda dos Priest Kings
“Havia uma parte da população que adorava o sol, mas isso era insignificante, em número e em poder, comparado com a adoração aos Priest Kings que, fossem o que fossem, recebiam as honras de divindade. Deles, parecia, era a honra de serem considerados os mais antigos deuses de Gor e em tempo de perigo, uma oração aos Priest Kings poderia escapar dos lábios dos homens mais valentes.
‘Os Priest Kings,’ disse meu pai, ‘são imortais, ou a maioria acredita que sejam.’
‘Você acredita nisso?’ eu perguntei

‘Eu não sei,’ disse meu pai. ‘Talvez eu acredite.’
‘Que tipo de homens eles são?’ Eu perguntei.

‘Não se sabe se eles são homens,’ disse meu pai
‘O que eles são?’

‘Talvez deuses.’
‘Você não está falando sério, está?’

‘Eu estou,’ ele disse. ‘Uma criatura imortal, de imenso poder e sabedoria não deve ser chamada assim?’
Eu fiquei calado.
‘Minha especulação, no entanto,’ele disse, ‘é que os Priest Kings são homens na verdade – homens como nós, ou organismos humanóides de algum tipo – que possuem ciência e tecnologia muito mais desenvolvidas do que a nossa, como sendo homens do século vinte, é para os alquimistas e astrólogos das universidades medievais.’ (Tarnsman of Gor)
A Força dos Priest Kings

FLAME DEATH - Priest Kings parecem ter métodos interessantes para controlar a vida dos Goreanos em alguns aspectos. Eles se interessam particularmente pela tecnologia. Em Gor, a medicina e a tecnologia agrícola, por exemplo, são bem avançadas, mas o desenvolvimento bélico e de meios de transporte e comunicação a distancia inexistem. De tempos em tempos alguém os constrói, mas essa pessoa é destruída, queimando no ar. A isso se dá o nome de FLAME DEATH (morte em chamas) e os Goreanos entendem que quem detém esse poder são os Priest Kings.
Voyages of Acquisition – A tecnologia responsável pelas naves que capturam pessoas da terra e as levam para Gor, acredita-se, serem controladas pelos Priest Kings. Os Goreanos Mortais não tem controle ou responsabilidade alguma por isso.
The Barrier – É dito que os Priest Kings moram nas montanhas Sardar e que nenhum homem nunca retornou de lá. Para chegar próximo à morada dos Priest Kings um homem deve abandonar seu Tarn pois esses animais simplesmente não passam de um certo ponto das montanhas. Isso é comprovado no segundo livro da serie na seguinte passagem em que Tarl sobrevoa as montanhas Sardar em seu Tarn.
“O pensamento de que Sardar não fosse habitada abandonou minha mente, pois houve evidencia dos Priest Kings!
Parecia que o pássaro era perseguido por uma fera invisível.
Eu não via nada.
Os olhos do tarn, talvez pela primeira vez em sua vida, estavam cheios de terror, um terror cego, incompreensível.
Eu não via nada.”(Outlaw of Gor)


A VERDADE SOBRE OS PRIEST-KINGS

A trama do terceiro livro da série recebe o nome de Priest Kings of Gor. Nesse livro é solucionada a maior parte dos mistérios que envolvem os Priest Kings.
Quem são os Priest Kings?
Os Priest Kings de Gor não são homens, como previsto por Matthew Cabot no primeiro livro. Porém, são realmente seres de cultura muito mais avançada que a dos Goreanos. Tem a aparência de grandes insetos. Tem uma capacidade cerebral muito superior à humana. São culturalmente muito mais avançados.
Os Priest Kings são imortais?
Não, mas vivem por centenas de anos.
São os Priest Kings realmente responsáveis pela Flame Death?
São. Essa é a maneira deles de assegurar-se que os Goreanos vivam sob controle dos Priest Kings.

Porque os Priest Kings controlam a tecnologia Goreana?
Observação. Os Priest Kings controlam e observam o comportamento dos Goreanos. Retirando deles certos aspectos da tecnologia, como as armas de grande poder e os meios de transporte mais potentes eles os obrigam a encontrar mais facilmente sua essência.

Porque os Priest Kings levam seres humanos até Gor?
Exatamente para estudá-los, compreendê-los. Uma vida de centenas de anos para seres de alta capacidade intelectual exige pesquisa.

Possível Interpretação
A existência dos Priest Kings nos livros da série possibilita ao autor uma justificativa ao fato dos Goreanos serem privados de certos tipos de tecnologia, sendo as mais importantes, a bélica e a de transporte e comunicação à distancia.
Negando aos homens tais avanços, John Norman tem a chance de escrever sobre o ser humano em sua essência, pois, sem que possamos recorrer a armas potentes, por exemplo, dependemos muito mais de nossa própria força e coragem para alcançar nossos objetivos. O homem, despido da tecnologia, permanece imerso em um ambiente mais igualitário. Sendo assim, vence o mais forte e não aquele que tem mais recursos. Um dos elementos fortemente presentes na Filosofia Goreana é a “meritocracia”, que só é possível em um sistema igualitário em certos aspectos. Os Priest Kings podem ser interpretados como elementos criados para expor os personagens dos livros a esse sistema.






Nenhum comentário:

Postar um comentário