Lara

Lara

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Comidas goreanas

Existem muitos tipos de alimentos em GOR e todas as mulheres, livres ou kajirae, aprendem a preparar uma grande variedade de refeições. Especialmente Kajirae treinadas a preparar intrincadas combinações, muitas delas com um toque afrodisíaco.



“SA-TASSNA”, que significa literalmente “MÂE DA VIDA”, é a grande palavra GOREANA para “CARNE”, embora também pode referir-se a “ALIMENTO” em geral.



FRUTAS:

Estas incluem frutas semelhantes as da Terra como Damascos, Bagas (Amoras), Cerejas, Tâmaras, Uvas, Melões, Azeitonas, Pêssego Amarelo, Pêra Amarela, Ameixas, Romãs, Uvas Passas e Morangos.



CEREJAS

As cerejas são como os frutos de mesmo nome da Terra. Elas podem ser utilizadas para tortas, doces, geléias, ou servidas frescas. Em GOR esta fruta doce é comumente cultivada em TYROS.
As cerejas de Tyros são famosas, bem como suas azeitonas. Existe uma variedade de Melão de cor amarelada com listras vermelhas à sua volta. As azeitonas Turianas também são muito populares.



LARMA

Uma Kajira que deseja o toque de um Mestre pode ajoelhar-se diante dele, e lhe oferecer uma LARMA como uma mensagem de necessidade. BerriesA Variedade dura como uma Maçã é usada para cozinhar, por exemplo, na boca de um TARSK (JAVALI). Pode ser frita, com molho de mel, ou talvez um molho de manteiga com mel. O tipo que lembra uma laranja é mais destinada à comidas frescas.

Há também frutos indígenas em GOR. Estes incluem Larma (tipo de maçã cítrica), uma variedade mais dura e uma outra mais suculenta. A variedade, mais dura é de cor avermelhada com casca crocante como uma maçã. Possui uma única semente, como uma grande pedra. Se uma escrava oferece uma LARMA a um Mestre, é uma violação aos fundamentos. A outra variedade é mais semelhante a uma Laranja.



RAMOS DE AMORAS (OU JABOTICABAS)

Bagas são um excelente acompanhamento para muitas refeições. Elas são frequentemente secas para serem servidas em bandejas de frutas, tortas e bolos recheados. Além disso, bagas fazem uma bela sobremesa, servida com coalhada, nata fresca doce, ou chantilly.
Ramos de Bagas são pequenos, frutos suculentos avermelhados com sementes comestíveis, como se fossem pequenas ameixas (A melhor descrição para esse fruto seria nossa JABOTICABA ou AMORAS).



TOSPITS

O TOSPIT (LIMÂO) é uma fruta branco-amarelada, do tamanho aproximado de uma ameixa. Tem bastante polpa e um gosto azedo e meio amargo. È comumente comido fatiado com mel, utilizado em xaropes, sucos ou utilizado como condimento. Ele geralmente tem um número impar de sementes, exceto em raros casos, de uma variedade de haste longa. Marinheiros comem essa fruta para evitar doenças e as vezes é chamada de Larma dos Marinheiros.



UVAS-TA

Usadas para fazer VINHOS, como o VINHO-TA. Como a maioria das uvas para vinho, elas são bastante acidas e são mais bem usadas em bandejas de frutas, quando combinadas com Queijos Leves e Pães.

UVAS TA podem ter origem na ilha de COS, embora agora sejam cultivadas em muitos locais de GOR. Podem ser do tamanho de uma pequena ameixa e muitas vezes são descascadas por escravos antes de serem comidas.



DAMASCOS

Damascos podem ser servidos frescos, assados, ou feitos bolos e biscoitos. Damasco também pode ser servido como um licor e como geléias, doces e conservas. Damascos podem ser cortados pela metade e usados para decoração ou fazer conservas e usados para rechear pasteis.



TÂMARAS

As Tâmaras são cultivadas nos oásis de Tahari e são maravilhosas servidas frescas, em um prato. As Tâmaras prensadas em tijolos podem ser usadas para fazer biscoitos ou tortas.



MELÕES

Parece existir uma variedade enorme de Melões de formas e tamanhos diferentes. A única coisa que é coerente entre os Melões é que todas as variedades raramente são servidas de outra forma que não cortadas frescas. Um Melão podem ser recheados com castanhas e gelados para serem sobremesas. Servidos com AS-TARNA e QUEIJO, ou Pão Preto, Manteiga e Mel para fazer um café da manhã excepcional.



PÊSSEGOS

Auto-explicativo, os pêssegos podem ser usados em tortas, geléias, servidos frescos, fatiados em bandejas de frutas ou saladas de frutas. Além disso, podem ser utilizados por Kajiras como uma forma de incentivar o uso das mesmas pelos Mestres quando os servem inteiros, maduros e frescos.



AMEIXAS

Ameixas são melhores servidas frescas, em bandejas de frutas ou fatiadas em saladas de frutas. Como opção, pode ser assada em aguardente, e o molho resultante pode ser usado em ensopados mais ricos ou em carnes de Tarsk e Aves.



PASSAS

Passas podem fazer parte de pães de cereais. Elas podem ser adicionadas em ensopados, carnes de aves campeiras ou Verr (cabra), onde o doce das passas combinado com as especiarias pode dar uma sabor agre-doce às carnes.



VEGETAIS:

Estes incluem legumes semelhantes aos da Terra, tais como Repolho, Cenoura, Milho, Alho, Cogumelos, Cebolas, Ervilhas, Pimentão, Abóbora, Rabanete, Abobrinha e Nabo. Há também os vegetais indígenas de GOR, como Katch, Korts, Suls e Vangis.



KATCH

Katch é um vegetal de folhas, semelhante ao alface, repolho e espinafre. O Bulbo é como uma castanha, de pele grossa e esférica, com cerca de seis centímetros de largura. O Interior é amarelo, fibroso e muito semeado. Ela cresce na região de Tahari e é frequentemente servida fatiada com queijo derretido e noz-moscada.



SULS

Suls são tubérculos como batatas ou mandiocas. Eles são grandes, de pele grossa, com fécula e polpa amarela (Muito mais a cara de nossa Mandioca). Há milhares de maneiras de se preparar e servir suls.
KES
Kes é uma raiz secundaria do Arbusto Kes, de cor azul e salgada.



SA-TARNA

Este é um grão amarelo e com grampos muito difundido e cultivado em GOR. Existe uma variedade cultivada perto de castanheiras e em Tahari foi desenvolvida uma que suporta as temperaturas mais quentes daquela área de GOR.
A maioria dos terrenos que cultivam SA-TARNA estão próximos de moinhos. É utilizado para fazer o popular PÃO SA-TARNA.
Este pão é assado no forno e comumente feito em forma de pães planos e redondos (como o pão sírio). Grandes pães são comumente cortados em pequenos pedaços e oito pães em quatro. O pão pode ser servido com mel, queijos derretidos, manteiga derretida ou manteiga normal. Como existem oito pedaços de uma moeda Tarsk de Cobre, o pão também é cortado dessa forma.
Existem outros grãos disponíveis em GOR. Um tipo de Pão Preto que é mais comum em castas baixas. È mais barato e tem qualidade inferior ao de SA-TARNA.


SOPAS E ENSOPADOS

Estes são muito populares em GOR e vêm em muitas variedades. Uma dessas sopas é feita a partir das Folhas da Árvore TUR (proveniente da Região de TURIA), Suls, Kes e mais alguns ingredientes.
Ensopados de carne e hortaliças são muito comuns nas castas baixas.

MINGAU

Existe um mingau de Sul, Aveia e Grãos. Todos são temperados e algumas pessoas preferem faze-los elas mesmas. Um grupo de pequenos potes com especiarias e condimentos geralmente é levado junto com o mingau.


CARNES

As carnes mais comuns são de TABUK, BOSK, TARSK e VERR. TARSK é bastante salgada, como a carne de porco. Muitas destas carnes são assadas em brasa. Elas são servidas em uma grande variedade de maneiras. Nas tavernas, cubos de carne podem ser cozidos e servidos com uma variedade de molhos. Carnes podem ser recheadas. VULO é a principal carne de Ave Campestre. A carne de VULO é uma carne branca (Lembra frango, mas a ave tem o aspecto de um pombo de tamanho grande). Seus ovos também podem ser cozidos.


FRUTOS DO MAR

Existe uma variedade de peixes e crustáceos, incluindo carpas, mariscos, ostras, enguias, lagostins, caviar, tubarões e parsits. O Peixe Voador Azul Cosian de quatro espinhos é um pequeno e delicado peixe e tido como uma especiaria, especialmente seu fígado. Um Cardume de peixes deixa um minúsculo ovo branco como sementes, são caviar de grunt. Nas águas equatoriais, a maioria dos peixes são venenosos para se comer, devido a certas algas que ingerem, que são inofensivas à eles. Os peixes de rio, por outro lado, são bons para consumo.


OUTROS ALIMENTOS GOREANOS

Manteiga e queijos de Verr, Bosk e Kailla são comuns. Arroz e feijão também são comuns.



WAKAPAPI:

Esta é uma palavra da língua dos Selvagens Vermelhos, que significa “PEMMICAN”. PEMMICAN é uma palavra usada pelos nativos americanos da Terra para descrever certo tipo de alimento, semelhante à um que existe em GOR. Bolos de Pemmican são molesm feitos de varias maneiras, dependendo de qual tipo de carne, ervas, tempero e frutas que se acrescentam. Uma forma comum em GOR é pegar tiras de carne seca KAILIAUK cortadas e bate-las até virar um pó fino. Depois de adicionar frutas maceradas, comumente cerejas, na carne. Este é, então misturado com a Gordura de KAILIAUK e, em seguida, divididos em pequenas pedaços de bolos arredondados. È normal serem levados para caçadas e para guerras.


TEMPEROS

Existem muitos tipos de especiarias e temperos incluindo noz-moscada, canela, cravo, vários sais, incluindo o vermelho e amarelo e fortes pimentas. A região de TAHARI é conhecida por alimentos muito picantes.


SOBREMESAS

Sobremesas são muito populares em GOR especialmente com kajirae. Chocolates, Pudins, Pasteis de Creme e Manjares, Melaço, Mel, Doces Duros, Paus de Hortelã, Saboroso e Gelados Sorvetes e Castanhas Picadas são comuns.

Muitos Doces são de frutas cristalizadas. Existem pelo menos quatro variedades diferentes de açúcares, incluindo o branco e o amarelo. Nem todos os tipos de açúcares estão listados embora diversos outros tipos de açúcares coloridos possam existir. Açúcar Vermelho é uma possibilidade real. TASTAS, também conhecido como Pau Doce, são suaves, arredondados, suculentos, doces e geralmente cobertos com um revestimento de xarope, e montado em uma vara como um doce de maçã ( quase como uma Maça do amor). Doces são recompensas comuns para kajirae cuja dieta é bastante saborosa.


DIVERSOS

Há pouco frio em GOR. A maioria dos alimentos é preservada por estarem salgados ou secos. Gelo é cortado de lagos no inverno, e então armazenados em “casas de gelo” sob serragem. Pode-se ir a um dessas Geladeiras para obtê-lo, ou tê-lo entregue a partir de vagonetes de gelo. O gelo é um luxo caro, especialmente no verão. Poucas Tavernas de Paga tem áreas de refrigeração. Seria muito mais comum para eles armazenar certos alimentos e bebidas numa caverna para mantê-los frescos, embora não seja muito frio.

Uma ânfora de duas alças é uma vasilha pequena com um gargalo estreito, geralmente com a base pontuda. É um recipiente de armazenamento de líquidos e é geralmente colocado em um buraco no chão de armazém a noite, para mate-lo fresco.


Os talheres mais comuns utilizados em GOR são Facas e Colheres. Existe um tipo de forcado (lembra um garfo com 3 pontas), para a mesa, inventado em TURIA. Não é comum ver ser utilizado fora desta Cidade. Os Ricos de outras cidades podem utilizar esse equipamento. Comer com garfo seria algo muito raro em Tavernas fora de TURIA.


Goreanos são pessoas muito sociáveis e desfrutam de jantares e festas. Em tais eventos, é uma honra senta-se entre as tigelas de sal Vermelho e sal amarelo. Isto indica o seu Status e alta condição. Festas Turianas têm um jantar exclusivo, onde são consumidos pratos na maior parte da noite e podem ter mais de 150 pratos diferentes. É exigida uma etiqueta diferente para cada tipo de prato servido. Os hóspedes podem utilizar uma pena ou bastão pomposo para banquetes, mergulhado em óleo perfumado, e uma tigela para vomitar, feita de ouro, entre os pratos servidos. Diferentes vinhos são normalmente servidos com cada tipo de prato. Especialmente escolhidos para complementar a cozinha.

Não há a expressão Restaurante em GOR. Existem cozinhas públicas, onde as pessoas podem obter uma refeição, mas são mais locais funcionais do que sociais. Pode-se obter alimentos nas Tavernas de Paga e nos Cafés, mas esses estabelecimentos servem para muitas outras funções. Não há lugar social onde simplesmente pode-se ir para comer que seria semelhante ao restaurante da Terra.




Nenhum comentário:

Postar um comentário