Lara

Lara

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Moeda de Gor


CUNHAGEM
(DINHEIRO)

Há pouca padronização nas taxas de câmbio em GOR. Estas taxas variam de cidade para cidade. Os banqueiros, ou literalmente os comerciantes de moedas, tentam padronizar a cunhagem em cada Feira Sardar, mas essa ação nunca é aceita e sempre passa. Embora algumas moedas sejam respeitadas em todas as cidades civilizadas de GOR. Estas incluem as moedas Tarn de ouro de AR, Ko-ro-Ba e Port Kar, “Staters” de Ouro e de Prata de Brundisium e Tarsk da cidade de Tharna.

Em GOR, a unidade básica de moeda é o TARSK, feita de cobre ou prata. Cada cidade, em seguida, decide sobre a relação entre essas moedas. Um pedaço de Tarsk é a menor unidade monetária. De quatro a vinte cacos de tarsk equivalem a um Tarsk de cobre. De quarenta a cem Tarsks de cobre são iguais a um Tarsk de prata. Dez Tarsks de prata são iguais a Um Tarn de Ouro. Tarns de Ouro, também são feitos em dois pesos. Algumas moedas podem ser divididas em pedaços para fazer trocas. Uma moeda é cerca de 3,80 centímetros de diâmetro e 7 a 20 milímetros de espessura. Exibe um Tarn ou pássaro de um lado e, geralmente, uma Letra que identifica a cidade de origem do outro lado. Não existe papel moeda em GOR. 

Nos primeiros romances, mencionou-se a existência de Tarns de Cobre e Prata, mas mais tarde, nos livros especialmente quando se fala das taxas de câmbio, omitem as moedas. Se você acompanhar o aparecimento dos Tarns, eles começam a desaparecer dos livros em relação aos progressos realizados. E os primeiros livros que mencionam os Tarns, o negligenciam.

Para muitos Goreanos, a moeda de Tarsk de Prata é uma moeda de valor considerável. Um Tarn de Ouro é incomum para muitos trabalhadores, que não ganham isto em um ano. Um Tarn de Ouro pode comprar um Tarn (animal) ou cinco escravas. Cinco peças de Tarn de Ouro são equivalentes a uma fortuna e pessoas vivem em muitas cidades há anos com tais recursos. Na maior parte dos casos, muitos itens de GOR são vendidos por Tarsks de Cobre. Negócios são frequentemente realizados por notas e cartas de crédito. A Maioria das cidades tem as suas próprias casas da moeda. Moedas são atingidas, uma por vez, por um martelo batendo em uma superfície plana, para ser cunhada. Moedas não são feitas para serem facilmente empilhadas. Em algumas cidades, como Tharna, as moedas são perfuradas para que possam ser presas em cordas.

A Moeda é uma forma do governo se certificar que uma determinada quantidade de metal precioso está envolvida em uma transação. Ele salva a necessidade de pesagem e teste de cada moeda, fazendo o comercio ficar mais fácil. Mas algumas pessoas com poucos escrúpulos podem raspar as moedas e cortar rodelas de metal de suas bordas. Isso se assemelha a furtos e fraudes. A moeda vale menos do que deveria valer.




Nenhum comentário:

Postar um comentário